Re: [obm-l] soma de termos

claudio.buffara wrote:

> Oi, Luís:
>
> A impressão que eu tenho é que, depois do "Generatingfunctionology",
> todos estes problemas podem ser resolvidos pela aplicação de algum
> algoritmo geral.
>
> Mesmo, assim, acho que é um bom treino tentar achar demonstrações
> combinatórias pra recorrências e identidades envolvendo números binomiais.
>
> Por exemplo, é possível dar uma demonstração combinatória da
> identidade abaixo, que foi uma questão da famosa e difícil prova do
> IME de 1980/81.
>
> SOMA(k=0...n) Binom(k,m)*Binom(n-k,m) = Binom(n+1,2m+1).

O algoritmo WZ consegue provar identidades entre termos hipergeométricos
(como é o caso deste) sem problema algum, mas ele não obtém a expressão
pra você, ela deve vir de alguma conjectura, por exemplo. O Wilf
apresenta no livro dele o Snake Oil Method para resolução de algumas
somas, mas não é um método que tem garantia de funcionar, ele
simplesmente funciona razoavelmente bem. Alguém sabe dizer qual é o
estado da arte em relação ao maquinário computacional que *determina*
fórmulas fechadas para somatórios envolvendo termos hipergeométricos?

[ ]'s