Re: [obm-l] ITA

Utilizando a dica do Márcio, ficamos com:

(3/5)^x + (5/3)^x - 1 = 0

Fazendo (3/5)^x = Y temos

Y^2 - Y +1 = 0
Y = (1±raiz(3)i)/2 que, utilizando a forma exponencial de números
complexos fica sendo
Y = e^i(±pi/3)

Voltando para x, temos:

x = ±(i*pi/3)/log(3/5), onde log é o logaritmo neperiano

Abraços
Kufner

--
Instituto  Militar  de  Engenharia