Re: [obm-l] Combinatória.

Seja f(n, p) o número de maneiras de pintar Z_n (inteiros módulo n) com
p cores de forma que i e i+1 não recebem a mesma cor.

Se o n é pequeno, faça as contas na mão mesmo...
Para n >= 4 já podemos usar uma recorrência:

Imagine que queremos colorir Z_{n+1} com p cores da maneira enunciada.
Essa coloração vai induzir uma p-coloração de Z_n (basta considerar as
cores dadas aos elementos 0, ..., n-1). Há duas possibilidades:
- a coloração induzida é da maneira enunciada [sabemos que há f(n, p)
colorações dessa forma]
- a coloração induzida é tal que n-1 e 0 tem a mesma cor, porém cor(0)
!= cor(1) != cor(2) != ... != cor(n-2) != cor(n-1) = cor(0), mas então a
coloração induzida em 0, ..., n-2 é  da maneira enunciada para Z_{n-2},
mas há f(n-1, p) tais colorações.

No primeiro caso, a cor de n pode ser uma das p-2 cores diferentes de
cor(0), cor(n-1). No segundo caso, temos de evitar apenas cor(0) e
portanto há p-1 cores possíveis.

f(n, p) = (p-2) f(n-1, p) + (p-1) f(n-2, p) para n >= 4.

Abraços,

Domingos.