Re: [obm-l] Racional ou Irracional???

Voce quer que se prove que se cos t =3/5 entao t e \pi
sao incomensuraveis (um nao e multiplo racional do
outro).

Isto e um problema da ultima revista Eureka! , em uma
forma particular:

"Prove que se x e y sao inteiros nao-nulos primos
entre si e arccos(x/y) e racional, entao |x|=1, |y|=2
"

Um cubano resolveu na porrada e o Gugu deu uma solucao
bem bonitinha...
Leia a solucao! Espero que se divirta...

Yahoo! Acesso Grátis - Instale o discador do Yahoo! agora. http://br.acesso.yahoo.com/ - Internet rápida e grátis