[obm-l] RE: [obm-l] Algoritmo do Calendário

Sabe o que eh curioso? Como ha 4800 dias 13 neste periodo de 400 anos, e 4800 nao eh divisivel por 7, descobrimos que a distribuicao dos dias 13 com relacao aos dias da semana nao pode ser exatamente uniforme! Ou seja, dado um dia 13 qualquer, **nao** podemos dizer imediatamente que a probabilidade de ele cair numa Sexta eh exatamente igual aa probabilidade de ele cair num Domingo (mas espera-se que a diferenca seja bem pequenina).

O mesmo raciocinio pode ser feito sobre os dias de 1 a 28.... Pergunta: podem ser uniformes as distribuicoes dos dias 29, 30 e 31? Sao?

Eu vi a analise detalhada uma vez. Se eu nao me engano, descobre-se que, dado um dia 13, o mais provavel dia da semana para ele (por uma pequeninissima margem) eh exatamente a Sexta-Feira.   :O   ;)

Abraco,
           Ralph

P.S.: Ah, tem aqui uma analise computacional deste fato: http://www.stats.uwo.ca/computing/MatLab/friday13.html. Com a ajuda do MatLab, eles calculam que, neste ciclo de 400 anos, ha (687, 685, 685, 687, 684, 688, 684) dias 13 que caem nos dias (Dom, Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab), respectivamente. Ou seja, para o dia 13, Sextas sao 1/1200 mais provaveis do que Quintas. :P