Re: [obm-l] Moedas em sacos

On Sat, 12 Feb 2005 10:57:42 -0200, Rogerio Ponce
wrote:
> Ola' pessoal,
>
> Existem N sacos abertos com 10 moedas cada um.
> Um deles, defeituoso, tem 10 moedas iguais entre si, porem mais pesadas que
> o padrao. Os outros sacos tem as 10 moedas com o peso padrao (a principio
> desconhecido).
>
> Voce dispoe de uma balanca de 2 pratos, que fornece a diferenca de peso
> entre os pratos (prato da esquerda menos prato da direita).
>
> Qual o maior N que ainda permite a determinacao do saco defeituoso com
> apenas 3 leituras ?
>
> []'s
> Rogerio Ponce

Eu achei N = 242 mas não sei provar que este é o maior N possível.

Suponhamos que uma moeda normal pese P e uma moeda mais pesada pese P+Q.

PRIMEIRA PESAGEM:
Colocamos 121 sacos num prato e 121 no outro.
A balança indicará em que prato está o saco mais pesado e o também o valor de Q, igual a 1/10 da leitura da balança.

SEGUNDA PESAGEM:
Numeramos os 121 sacos que incluem o mais pesado de 0 a 120 e fazemos o seguinte:
Sacos 0 a 10: 0 moedas no prato da E e 10 moedas no prato da D;
Sacos 11 a 21: 1 moeda no prato da E e 9 moedas no prato da D;
Sacos 11k a 11k+10: k moedas no prato da E e 10-k moedas no prato da D;
Sacos 110 a 120: 10 moedas no prato da E e 0 moedas no prato da D.

(obs: estou supondo que mesmo após colocar as moedas nos pratos da balança, continuamos a saber de que saco elas vieram. Por exemplo, podemos empilhar as moedas de um mesmo saco e operar a balança com cuidado de forma que as pilhas não desabem)

Suponhamos que o número do saco mais pesado seja 11k + r (0 <= r <= 10).
Nesse caso, os pesos em cada prato serão:
E = 605P + kQ
D = 605P + (10-k)Q
Logo, leitura da balança = E - D = (2k-10)Q.
Como já sabemos o valor de Q, ficaremos sabendo o valor de k.

Ou seja, após esta segunda pesagem, ficaremos sabendo que o saco mais pesado é um dos 11 seguintes: 11k, 11k+1, ..., 11k+10.

TERCEIRA PESAGEM:
Re-numeramos os 11 sacos que incluem o mais pesado de 0 a 10 e fazemos o seguinte:
Saco 0: 0 moedas no prato da E e 10 moedas no prato da D;
Saco 1: 1 moeda no prato da E e 9 moedas no prato da D;
Saco m: m moedas no prato da E e 10-m moedas no prato da D;
Saco 10: 10 moedas no prato da E e 0 moedas no prato da D.

Suponhamos que o saco mais pesado seja o m-ésimo.
Os pesos em cada prato serão:
E = 55P + mQ
D = 55P + (10-m)Q.

Leitura da balança = E - D = (2m-10)Q.
Como conhecemos Q, podemos determinar m e acabou.

[]s,
Claudio.