Re: [obm-l] produto vetorial

Sejam os vetores u = (a,b,c) e v = (d,e,f)

u x v = det [i j k ,  a b c ,  d e f]      (como não dá para fazer a matriz, escrevi assim)

u x v = (bf - ec).i + (cd - af).j + (ae - bd).k

Vamos chamar u x v = w

É questao de definicao...qual a definicao de produto vetorial q vc viu? É uma usando determinante, se for , observe o que acontece quando mudamos o sentido o produto...ocorre mudanca no sinal do determinante.

Jesualdo <jgchagas@yahoo.com.br> wrote:
Olá pessoal,

Estava estudando alguns conceitos de Álgebra Vetorial e estou com uma dúvida com relação ao produto vetorial de dois vetores em R^3. É com relação a uma interpretação sobre o sentido do vetor produto. Em vários livros de Álgebra Vetorial e Linear afirma-se que "pode-se mostrar que  o sentido do vetor produto é determinado a partir da regra da mão direita". Eu entendi como é este procedimento. Mas, como se pode justificar isto? Até agora não encontrei justificativa alguma nos livros que pesquisei. Vocês conhecem algum livro que justifique esta afirmação?

Atenciosamente,

Jesualdo