Re: [obm-l] eq diofantinas

1) Eu não entendi  o porquê da restrição c>=ab...
 Bom, seja d = mdc(a,b). É possível escrever d como combinação linear dos números a e b, isto é, existem x,y pertencentes a Z de forma que d = ax+by [isto é um teorema que não lembro como prova]. No nosso caso, temos mdc(a,b) = 1. Portanto:

ax+by = 1

Agora basta multiplicar por c e ficamos com

a(cx)+b(cy) = c

pronto! É possível escrever c como combinação linear de a,b, onde mdc(a,b) = 1. Corrijam-me se errei em alguma coisa, por favor. =]
abraços
Marcelo

Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador do Yahoo! agora.