-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Artur Costa Steiner
Enviada em: Monday, January 31, 2005 7:40 PM
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: RES: [obm-l] Limite lateral

Suponhamos que f seja monoticamente decrescente em X. As condicoes dadas
implicam a existencia de algum h >a tal que f seja limitada em (a,h) inter
X. Se f fosse ilimitada em toda vizinhanca aa direita de a, entao para todo
M>0 e todo h>a existiria algum w em (a,h) inter X tal que f(w) > M. Nesta
condicoes, se y_n eh uma sequencia qualquer em X que convirja para a pela
direita, entao para algum n teremos a <= y_n < w. Em virtude do carater
monoticamente decrescente de f, temos entao que M < f(w) <= f(y_n). Com M eh
arbitrario, concluimos que, para toda sequencia como y_n, (f(y_n)eh
ilimitada. Mas como, por hipotese, existe (x_n) que eh convergente, logo
limitada,  concluimos que f h limitada em (a,h) inter X para algum h>a.
Considerando-se que f eh monoticamente decrescente em X e limitada em (a,h)
inter X, segue-se automaticamente que f  apresenta limite em a+ e que e lim
(x->a+) f(x) = supremo {f(x) | x estah em (a,h) inter X}.  Considerando
agora a existencia deste limite e que lim f(x_n)=L, temos automaticamente
que lim (x->a+) f(x) = L.
Artur