-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Nicolau C. Saldanha
Enviada em: Tuesday, January 25, 2005 4:54 PM
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Medida Exterior

On Mon, Jan 24, 2005 at 06:53:42AM -0500, Sandra wrote:

> Acabei de pensar numa coisa, gostaria que alguem confirmasse, pois nao me
> lembro das definicoes exatas neste momento. O conjunto dos diofantinos e
> enumeravel, certo? Se de fato for, entao ele eh mensuravel e tem medida
nula,
> de modo que o cojunto dos Liouvilles eh mensuravel com medida infinita. Se
> isto for mesmo verdade, entao para todo intervalo I, m(I) = m(I inter D) +
> m(I inter L).

Não. Tanto o conjunto dos diofantinos quanto o conjunto dos Liouvilles
são não enumeráveis, tendo até interseção não enumerável com qq intervalo
não degenerado. O conjunto dos Liouville tem medida nula e o conjunto
dos diofantinos é magro (no sentido de Baire) assim qual dos dois é grande
e qual é pequeno depende do ponto de vista.

[]s, N.