Re: [obm-l] questão do livro do Mestre Wagner

Marcos Paulo <boromir@ajato.com.br> wrote:

Palmerim Soares wrote:

> Ola pessoal,
> Alguem poderia me ajudar com a questao 57 do livro I de geometria do
> Mestre Wagner? Seguinte:
> O Ponto D eh o pe da bissetriz do angulo reto A do triangulo retangulo
> ABC. Pelo ponto D, traça-se uma perpendicular ao lado BC a qual
> intercepta o lado AC no ponto E. Qual a medida do angulo EBD?
> Obrigado,
> Palmerim

O quadrilátero AEDB é inscritível, já que EAB = BDE = 90 graus. Os
ângulos DAE e EBD estão inscritos no mesmo arco DE do círculo que
circunscreve o quadrilátero AEDB, portanto são iguais. A medida de DEA é
45 graus, já que AD é bissetriz do ângulo reto.
[]'s MP

Muito grato pelo esclarecimento de voces, Marcos e Claudio. Sou apaixonado por matematica e estou me desdobrando para ajudar meu filho a ser um "cobra" da matematica (quer entrar para EPCAR), mas estou meio enferrujado em geometria.

Palmerim

http://br.download.yahoo.com/messenger/