[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] Lista de problemas - AJUDA !



por que todos os alagarismos de c tem que ser disitintos, de acordo com o 
enunciado, usando o mesmo racioínio que vc usou a gente encontra a reposta 
correta:
111a+11b=9890=111*89+11=
=111*(89-11+11) +11=111*78+112*11
a=78;b=112 mas a*b=8736 que possui somente 4algarismos, nao serve
tirando-se multiplos de 11 sucessivamente e valendose sempre que c tem que 
ter 5 algarismos todos
distintos, encontramos para 33:

111*(89-33+33)+11=111*56 + 33*111+11=111*56+334*11
ou seja: a=56;b=334 e c=a*b=56*334=18704 que tem 5 algarimos e sao todos 
distintos

A resposta e:
a=56
b=334
c=18704
a+b+c=19094



>From: Bruno Bruno <brunobbruno@gmail.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Lista de problemas - AJUDA !
>Date: Fri, 21 Jan 2005 22:54:05 -0200
>
>2) Os inteiros positivos a,b,c possuem respectivamente  2,3 e 5
>algarismos , todos menores do que 9. Sabe-se que todos os algarismos
>de c são distintos e que ab = c. Além disso, a adição de uma unidade a
>cada algarismo de a,b e c não altera a veracidade da equação.
>O valor da soma a + b + c é ?
>
>Seja a = 45  b = 445  c = 20025
>45*445 = 20025 e 56*556 = 31136
>
>porque a minha resposta nao esta correta?
>
>On Fri, 21 Jan 2005 21:18:54 -0200, Machado <vmachado@gmail.com> wrote:
> > Oi Bruno,
> > Relendo teu email, vi que sua resposta para o 2) é 20515 , mas
> > infelizmente a resposta do livro é 19094.
> >
> >
> > On Fri, 21 Jan 2005 20:13:12 -0200, Bruno Bruno <brunobbruno@gmail.com> 
>wrote:
> > > já havia respondido a essa 2
> > > 2) Os inteiros positivos a,b,c possuem respectivamente  2,3 e 5
> > > algarismos , todos menores do que 9. Sabe-se que todos os algarismos
> > > de c são distintos e que ab = c. Além disso, a adição de uma unidade a
> > > cada algarismo de a,b e c não altera a veracidade da equação.
> > > O valor da soma a + b + c é ?
> > >
> > > ab = c
> > > (a+11)(b+111) = c+11111
> > > ab + 111a + 11b + 1221 = ab + 11111
> > > 111a + 11b = 9890
> > > como 9890 = 11(mod111) , e 9890/111 = 89,....
> > > valores possiveis de a sao: 89, 78, 67, 56, 45,...
> > > como todos os algarismos sao menores que 9, o valor de a é 45
> > > fazendo contas, b = 445 e c = 20025
> > > a+b+c = 20515
> > >
> > > On Fri, 21 Jan 2005 21:53:25 +0000, saulo bastos 
><saulonpb@hotmail.com> wrote:
> > > > 13-
> > > > substituindo n+1 na equaçao de F_n, encontramos:
> > > >
> > > > F_n+1=F_n/2 + (raiz5/2)*(((1+raiz5)/2)^n - ((1-raiz5)/2)^n)
> > > >
> > > > substituindo n-1 na equaçao de F_n encontramos:
> > > > F_n-1=-F_n/2 +  (raiz5/2)*(((1+raiz5)/2)^n - ((1-raiz5)/2)^n)
> > > > logo
> > > > F_n+1=F_n + F-n-1
> > > >
> > > > 15
> > > >
> > > > 1 - 1/2 + 1/3 - 1/4 + ... + 1/2n -1 - 1/2n=
> > > > somando-se somente ate os valores negativos
> > > > n=1
> > > > 1 - 1/2 = 2/2-1/2=1/2
> > > > n=2
> > > > 1 - 1/2 + 1/3 - 1/4=1/2+1/3-1/4=1/3+2/4-1/4=1/3+1/4
> > > > n=3
> > > > 1 - 1/2 + 1/3 - 
>1/4+1/5-1/6=1/3+1/4+1/5-1/6=1/4+1/5+2/6-1/6=1/4+1/5+1/6
> > > >
> > > > sendo assim,
> > > >
> > > > 1 - 1/2 + 1/3 - 1/4 + ... + 1/2n -1 - 1/2n=  1/n+1 + 1/n+2 + ... + 
>1/2n
> > > >
> > > > Estou interessado na resoluçao do problema 2, alguem pode me enviar?
> > > > Um abraço, saulo.
> > > >
> > > > >From: "Kellem :-) 100% SeJ" <xxuxxinha@ig.com.br>
> > > > >Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > > > >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > >Subject: Re: [obm-l] Lista de problemas - AJUDA !
> > > > >Date: Wed, 19 Jan 2005 09:59:13 -0200
> > > > >
> > > > >mas n usei essa identidade pra resolver, usei akela q o menino aí 
>usou e dá
> > > > >certinho, e meu prof disse q é a tal igualdade de sophie-germain, 
>hehehhe.
> > > > >
> > > > >kellem
> > > > >----- Original Message -----
> > > > >From: "Machado" <vmachado@gmail.com>
> > > > >To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > >Sent: Monday, January 17, 2005 5:21 PM
> > > > >Subject: Re: [obm-l] Lista de problemas - AJUDA !
> > > > >
> > > > >
> > > > > > aquela identidade : (a^2 + b^2)(c^2 + d^2) = (ac+bd)^2 + (ad - 
>bc)^2
> > > > > > chama-se "Identidade de Bramagupta-Lagrange" .
> > > > > >
> > > > > > a resposta do primeiro exercicio é 13
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > On Tue, 18 Jan 2005 14:55:42 -0300, Anthony Lee Worley
> > > > > > <alsworley@bol.com.br> wrote:
> > > > > > > Quanto ao problema 1, fiz assim: combinação de 10, 5 a 5 
>dá=252. Como
> > > > >as
> > > > > > > chances de um time vencer é igual ao do outro 252 dividido por 
>2 dá
> > > > >126
> > > > > > > ----- Original Message -----
> > > > > > > From: "Machado" <vmachado@gmail.com>
> > > > > > > To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > > > > > > Sent: Thursday, January 13, 2005 7:09 AM
> > > > > > > Subject: [obm-l] Lista de problemas - AJUDA !
> > > > > > >
> > > > > > > > Olá amigos,  estou precisando de ajuda nos seguintes 
>problemas.
> > > > > > > > Se alguém puder  ajudar, agradeço.
> > > > > > > >
> > > > > > > > 1) Um grupo de 10 atletas é dividido em duas equipes , de 5 
>atletas
> > > > > > > > cada, para disputarem uma corrida rústica. O atleta que 
>terminar a
> > > > > > > > corrida na n-ésima posição contribui com n pontos para a sua 
>equipe.
> > > > >A
> > > > > > > > equipe que tiver o menos número de pontos é a vencedora. Se 
>não
> > > > > > > > existem empates entre os atletas , quantos são os possíveis 
>escores
> > > > > > > > vencedores ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > a)10 b)13 c)27 d)120 e)126
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 2) Os inteiros positivos a,b,c possuem respectivamente  2,3 
>e 5
> > > > > > > > algarismos , todos menores do que 9. Sabe-se que todos os 
>algarismos
> > > > > > > > de c são distintos e que ab = c. Além disso, a adição de uma 
>unidade
> > > > >a
> > > > > > > > cada algarismo de a,b e c não altera a veracidade da 
>equação.
> > > > > > > > O valor da soma a + b + c é ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 3)  A cada um dos vértices  de um cubo, é atribuído um dos 
>números
> > > > >+1
> > > > > > > > ou -1.A seguir, a cada face deste cubo, atribui-se o inteiro
> > > > > > > > resultante do produto dos quatro inteiros que estão nos 
>vértices
> > > > > > > > desta face. Um valor possível para a soma destes 14 números 
>é :
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) 12 b)12 c)7 d)4 e)0
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 4) Quinze elefantes alinhados são tais que os seus pesos são
> > > > >expressos
> > > > > > > > por números inteiros de quilogramas. Se a soma do peso de 
>cada
> > > > > > > > elefante ( exceto o último ) com o dobro do peso do elefante 
>à sua
> > > > > > > > direita, é exatamente 15 toneladas podemos afirmar que:
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) existe um elefante que pesa o dobro do elefante à sua 
>direita
> > > > > > > > b) existe um elefante que pesa 3 toneladas
> > > > > > > > c) existe um elefante que pesa 4 toneladas
> > > > > > > > d) existe um elefante que pesa 6 toneladas
> > > > > > > > e) todos os elefantes têm o mesmo peso
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 5) A soma dos algarismos do menor inteiro positivo cujo cubo 
>termina
> > > > >em
> > > > > > > 888 é :
> > > > > > > >
> > > > > > > > a)10 b)12 c)14 d)16 e)18
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 6) Se xyz=1 então 1/1+x+xy + 1/1+y+yz  + 1/1+z+xz é igual a 
>?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 7) Se 2^8 + 2^11 + 2^n é um quadrado perfeito  então o valor 
>de "n"
> > > > >:
> > > > > > > >
> > > > > > > > a)primo b)divisor de 6 c)múltiplo de 3 d)múltiplo de 5 
>e)ímpar
> > > > > > > >
> > > > > > > > OBS : É possível generalizar este problema ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 8) Se S=( 1+2^-1/32 )( 1+2^-1/16 )( 1+2^-1/8 )( 1+2^-1/4 )( 
>1+2^-1/2
> > > > >)
> > > > > > > > então S é igual a :
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) 1/2*[( 1 - 2^-1/32 )]^-1
> > > > > > > > b) ( 1 - 2^-1/32 )^-1
> > > > > > > > c)  1 - 2^-1/32
> > > > > > > > d) 1/2*(1 - 2^-1/32 )
> > > > > > > > e) 1/2
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 9) Demonstre que o produto de quatro números consecutivos 
>somado a
> > > > >uma
> > > > > > > > unidade é um quadrado perfeito. " (n*n+1*n+2*n+3) + 1 "
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 10) (x+y)^7 - x^7 -y^7 quando fatorada completamente em 
>polinômios e
> > > > > > > > monômios com coeficientes inteiros possui um número de 
>fatores igual
> > > > > > > > a:
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) 7 b)6 c)5 d)4 e)3
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 11) Se 10^k é a maior potência de 10 que é um fator de 11^10 
>-1 ,
> > > > >então k
> > > > > > > vale ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 12) Se a,b,c são números reais tais que (bc - a^2)^-1 + (ca 
>-b^2)^-1
> > > > >+
> > > > > > > > (ab - c^2)^-1 = 0 então a(bc - a^2)^-2 + b(ca -b^2)^-2 + 
>c(ab -
> > > > > > > > c^2)^-2 vale ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 13) Se F_n = [(1 + 5^1/2)/2]^n +  [(1 - 5^1/2)/2]^n para 
>todos os
> > > > > > > > inteiros n >= 0, então, para todos os n>= 1, F_n+1 é igual 
>a:
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) F_n + F_n-1
> > > > > > > > b) F_n + 2*F_n-1
> > > > > > > > c) F_n + 3*F_n-1
> > > > > > > > d) F_n + 5^1/2*F_n-1
> > > > > > > > e) F_n + 5*F_n-1
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 14)  Um fator entre 1000 e 5000 do número 2^33 - 2^19 - 2^17 
>- 1 é :
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) 1993 b) 1992 c) 1983 d) 1982 e) 1972
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 15) O valor de 1 - 1/2 + 1/3 - 1/4 + ... + 1/2n -1 - 1/2n é 
>:
> > > > > > > >
> > > > > > > > a) 1/n+1
> > > > > > > > b) 1/n + 1/n+1 + ... + 1/2n
> > > > > > > > c) 1/n+1 + 1/n+2 + ... + 1/2n
> > > > > > > > d) 1/n + 1/n+1 + ... + 1/2n+1
> > > > > > > > e) 1/2n
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 16) Sendo x + x^-1 =a, ao escrevermos x^13 + x^-13 como um 
>polinômio
> > > > > > > > em "a" verificamos que a soma dos coeficientes deste 
>polinômio vale
> > > > >?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 17) Se A = (19 + 3*33^1/2)^1/3 + (19 - 3*33^1/2)^1/3 + 1 e B 
>= (17 +
> > > > > > > > 3*33^1/2)^1/3 + (17 + 3*33^1/2)^1/3 -1 , então o produto AB 
>vale ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 18) Se R_n = 1/2*(a^n + b^n)  onde a=3+2*2^1/12 , b = 
>3-2*2^1/2  e n
> > > > >=
> > > > > > > > 0,1,2,3,... . Se R_12345 é inteiro, seu algarismo das 
>unidades é ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > 19) O número [(10^4 + 324)(22^4 + 324)(34^4 + 324)(46^4 + 
>324)(58^4
> > > > >+
> > > > > > > > 324)]/[(4^4 + 324)(16^4 + 324)(28^4 + 324)(40^4 + 324)(52^4 
>+ 324)]
> > > > > > > > vale ?
> > > > > > > >
> > > > > > > > *******
> > > > > > > >
> > > > > > > > Desculpem-me pela imensa mensagem,
> > > > > > > > Agradeço desde já a todos ,
> > > > > > > > Muito obrigado,
> > > > > > > > Victor.
> > > > > > > >
> > > > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > > > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a 
>lista em
> > > > > > > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > > > >
> > > > > > >
> > > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista 
>em
> > > > > > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > > > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > > >
> > > > >
> > > > 
> >=========================================================================
> > > > >Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > > >http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > 
> >=========================================================================
> > > >
> > > > _________________________________________________________________
> > > > MSN Messenger: converse online com seus amigos .
> > > > http://messenger.msn.com.br
> > > >
> > > > 
>=========================================================================
> > > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > > 
>=========================================================================
> > > >
> > >
> > > 
>=========================================================================
> > > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > > 
>=========================================================================
> > >
> >
> > 
>=========================================================================
> > Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> > http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> > 
>=========================================================================
> >
>
>=========================================================================
>Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
>=========================================================================

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos .  
http://messenger.msn.com.br

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================