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RES: [obm-l] ENUNCIADO ORIGINAL!




	Sobre a ponte:
		a pessoa deve ter esperado o guarda fiscalizar e logo em
seguida começa a atravessá-la no sentido Cidade A para Cidade B. Com 15
minutos de travessia, a pessoa já teria passado até o meio da ponte. Assim,
a pessoa anda mais 4 minutos, dá meia volta e começa a caminhar de volta à
cidade de origem (Cidade A). No minuto seguinte, quando o guarda for
fiscalizar, vai achar que a pessoa está tentando atravessar da Cidade B para
a Cidade A, obrigando a pessoa a ir para a cidade B!

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em nome
de jorgeluis@edu.unifor.br
Enviada em: quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 20:25
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] ENUNCIADO ORIGINAL!


Oi, pessoal! Já deu para perceber que tenho o péssimo hábito de modificar o
enunciado de alguns problemas com o objetivo de simplificar o texto. Eis
abaixo o verdadeiro enunciado da pegadinha dos sapatos de autoria de
Sternberg.

Num hotel, os sapatos a serem engraxados são colocados do lado de fora da
porta. A camareira que realiza este trabalho tem que responder à pergunta
sobre quantos sapatos há a limpar. Então diz: "Se reunirmos os sapatos em
pares, combinam ou um só par ou todos os pares". Quantos são os sapatos?

Outra situação interessante é a seguinte: Na divisa de dois países existe
uma ponte. Para atravessá-la a pé são necessários 30 minutos. Porém, para
impedir a travessia, um guarda fiscaliza a ponte de 20 em 20 minutos. Caso o
guarda observe alguém atravessando, obriga a pessoa a voltar. Mesmo assim
uma pessoa conseguiu atravessar sem que o guarda percebesse. Como foi?

Vale salientar que o desconto para idosos na entrada de cinema, não é um ato
de generosidade, mas antes faz parte de uma estratégia de preços
estabelecida para aumentar o lucro. Comparados a outros cidadãos, os idosos
geralmente têm mais disposição a pagar menos por uma entrada no cinema.
Dessa forma, um cinema divide seus consumidores em dois grupos - idosos e
outros - e oferece um desconto aos idosos. Essa discriminação de preços em
favor dos idosos aumenta o lucro do cinema. Diferentemente do bilhete de
entrada, a pipoca pode, facilmente, ser transferida de um consumidor para
outro. Se os idosos comprassem a pipoca pela metade do preço regular, muitos
não-idosos as comprariam dos idosos, e o cinema venderia uma quantidade bem
menor de pipoca pelo preço regular. Assim, a discriminação de preços não
seria lucrativa.

Quanto ao tal "Spinors" rastreei no google e me deparei com cálculos
avançados
de causar arrepios em Weyl, Dirac, etc.. Coitada da pobre modelo!
Abraços!





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