RE: [obm-l] Problemas em aberto

>1) Construir uma estrutura rígida usando apenas três varetas rígidas de
>mesmo comprimento e barbante, de modo que duas varetas quaisquer não se
>toquem.
>

>3) Decomponha o numero real positivo A numa soma de parcelas positivas:
>x_1 + x_2 + ... + x_r = A
>de forma que o produto x_1*x_2*...*x_r seja o maior possivel.
>(ninguem falou que as parcelas precisam ser inteiras)

Caro Claudio,
só você para me fazer cortar fios de cobre e pedaços de barbante num dia
como esse...
Mas é possível!
Não ficou muito bonito (a obra está claramente mais ligada a OBM que ao
MAM), mas dá pra se entender... o resultado é um octaedro não-regular, em
que as varetas são as diagonais internas, e as arestas são de barbante.

Já o (3) faz parte da solução do ¨água e cachaça¨, que propus há muito. Era
essa a idéia?

Em relação ao (6): ainda hoje escrevo a solução combinatória do ¨amigo
oculto¨, ok?

Grande abraço e ótimo 2005!
Rogério.

PS: e o chopp com o Prof. Morgado?

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br