Re: [obm-l] Cardinalidade

Oi, Nicolau e Artur:

Pelo que eu entendo, o axioma da escolha eh necessario justamente quando nao
existe uma forma obvia de se ordenar os elementos de um conjunto. Voces
concordam?

Por exemplo, quando lidamos com algum subconjunto A de N o axioma da escolha
nao eh necessario pois podemos sempre escolher o menor elemento de A,
digamos a1, que existe por causa do principio da boa ordenacao, o qual eh
independente do axioma da escolha (acho eu!). Em seguida, escolhemos o menor
elemento de A - {a1}, etc.

Tem uma ilustracao famosa do axioma da escolha, devida a Betrand Russel, se
nao me engano, que diz o seguinte: o axioma da escolha eh necessario para se
escolher uma meia de um conjunto infinito de pares de meias, mas nao para se
escolher um sapato de um conjunto infinito de pares de sapato.

[]s,
Claudio.