[obm-l] Enc: DESVENDANDO O ENIGMA!

----- Mensagem encaminhada de jorgeluis@edu.unifor.br -----
    Data: Mon, 27 Dec 2004 08:07:29 -0300
      De: jorgeluis@edu.unifor.br
Reponder para: jorgeluis@edu.unifor.br
 Assunto: DESVENDANDO O ENIGMA!
    Para: jorgeluis@edu.unifor.br

O inútil enigma do colar foi confeccionado nas oficinas do clube de matemática
da UFC devido à fusão dos problemas abaixo:

Comprei um colar por $10 e vendi logo em seguida por $20. Comprei de volta por
$30 e vendi novamente por $40. Qual foi o meu lucro?
Resolução: Para comprá-lo de volta por $30, precisava ter inicialmente no bolso
$20. Como iniciei com $20 e terminei com $40, meu lucro foi de $20

Comprei um colar por $80 pagando com um cheque de $100. O joalheiro troca o
cheque com o comerciante ao lado para em seguida me liberar. Mais tarde o
cheque é devolvido e é preciso ressarcir o comerciante. Qual o prejuízo do
joalheiro se ele pagou originalmente, $50 pelo colar?
Resolução: Como levei o colar de $50 mais $20 em dinheiro, o prejuízo total do
joalheiro foi $70..

Até aqui, tudo bem, nenhuma dúvida! Mas, inexplicavelmente a polêmica se dá após
a seguinte fusão:

Após vender um colar por $20 resolvemos desfazer o negócio por $30 já que
consegui venda por $40, apesar de pagamento em cheque com direito à troco de
$60. Troquei o cheque com o comerciante ao lado liberando o cliente que, em
seguida retorna e realiza a seguinte proposta: como já paguei $40 vou devolver o
colar e levar o de $80. Mais tarde o cheque é devolvido e preciso ressarcir o
comerciante. Afinal, qual o meu prejuízo total, se paguei originalmente $10
pelo colar vendido inicialmente por $20 e desembolsei valores iguais para
aquisição dos respectivos colares expostos à venda por $40 e $80?

Aguardo ansioso o seu "Tiro de Misericórdia". Muito grato pela atenção!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.

----- Finalizar mensagem encaminhada -----

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.