[obm-l] RE: [obm-l] INFORMAÇÕES - ITA

Bom, na minha opinião,se vc quer seguir carreira millitar e quer subir
rapidamente de posto, vc deve primeiro fazer academia da força aérea(AFA) e
depois entrar no ITA, tenho muitos colegas militares no ita que vieram da
afa e eles sobem de posto rapidamente dentro do ITA, vc pode chegar até a
ser brigadeira, posto máximo na aeronáutica. QUanto à embraer, eu cheguei a
fazer estágio lá e não entrei lá por que não tinha mais interesse,
praticamente todas os engenheiros aeronáuticos da minha turma estão lá. No,
entanto, hoje em dia está um pouco mais difícil de entrar na embraer devido
a um programa de especialização em engenharia que a embraer criou e que está
suprindo a necessidade de engenheiros na embraer, no entanto, muitos chefes
de diversas áreas da empresa são alunos do ITA e a maioria deles preferem o
pessoal do ITA, o que facilita muito a entrada.
Quanto em termos profissionais, os alunos militares são tratados da mesma
maneira que os civis, ou seja, como militar, vc tem acesso a todas as
atividades extracurriculares que um aluno civil tem(Curso CASD, AAAITA,
Empresa Junior,AIESEC,etc, estes são órgãos do ITA que possibilitam vc a
fazer diversas atividades nos mais variados segmentos) e vc pode ate mesmo
trabalhar numa embraer como militar, tinham uns amigos meus que faziam isso,
o único problema e que vc vai ter que passar 4 anos como miliitar depois de
se formar ou então vc pode entrar com um processo contra à aeronáutica para
sair pagando uma indenização menor do que a estipulada por eles.
Quanto às chances de trabalho, depois que eu me formei em engenharia
aeronáutica fui trabalhar na aviação que é um setor carente de engenheiros
aernáuticos, mas tive a oportunidade de participar de diversos processos
seletivos de outras empresas como shulumberger(Que ganha uma grana
altíssima), consultorias, etc. As empresas aparecem de monte lá no ITA só
depende de vc passar em uma delas.
Eu particularmente prefiro ingressar em uma empresa via concurso público
como fiz na Petrobrás, por que não sou muito bom de inglês o que para a
maioria das empresa do brasil tomam como essencial, caso vc siga esse
caminho, o do concurso público, posso te garantir que não existe muita
diferença entre o curso em uma ou outra escola já  que,aqui na Petrobras,
passaram junto comigo pessoas de diversas partes do brasil, aqui tem gente
da UFBA, UFPB, UFPR, UFRGS, etc. Sendo assim, não importa o lugar onde vc
estuda, o importante e vc se esforçar e estudar bastante, a não ser que vc
queira fazer uma engenharia aeronáutica da vida, estudar tudo sobre os
aviôes, aí vc não tem outra escolha ou faz ITA, que é a melhor, a mais
tradicional, ou faz Federal de sâo carlos que tem um curso de 3 anos de
idade na área.
Quanto a vida pós ITA, posso te garantir que é muito boa, moro em lugar
legal com tudo pago pela Petrobras, casei já tenho mulher, TV a cabo, etc.]
Sendo assim o que eu recomendo e que vc estude bastante independemente da
escola em que estudar, que as oportunidades de trabalho sempre vão surgir.
E por último, posso te garantir que escolas como ITA, Unicamp, Unesp, USP,
POLI, são tratadas da mesma maneira pelas empresas de RH, quanto às outras
escolas eu realmente não sei, so se eu fizer o mesmo curso em duas escolas
diferentes e apresentar dois diplomas e ver com qual deles eu sou chamado
para uma entrevista.
Um grande abraço, saulo.