Re: [obm-l] Trapezio e Paralelogramo

Claudio Buffara wrote:

> Gostei desse argumento.
>
> No entanto, considere o caso de um retangulo. Voce pode encara-lo como o
> limite de uma sequencia de trapezios isosceles (na sua definicao - um unico
> par de lados paralelos) quando o angulo entre os lados nao paralelos tende a
> zero. Ou seja, o limite dessa sequencia de trapezios isosceles nao eh um
> trapezio isoceles (o que nao eh problema algum, veja bem), apesar de ainda
> ser inscritivel.
>
> Alem disso, o quadrilatero cujos vertices sao:
> A = (0,2), B = (1,0), C = (3,2), D = (5,0)
> eh ou nao um trapezio?
> [...]

Acho que escolher que um trapezio é trapezio se tiver pelo menos um par
opostos de lados paralelos é a melhor escolha pois assim vale aquele
diagrama de Venn , onde
U eh o conjunto dos quadrilateros convexos
T "               " trapezios
P "               " paralelogramos
R "               " retangulos
L "               " losangulos
Q "               " quadrados

O conjunto T dos trapezios é entao um subconjunto do conjunto U dos
quadrilateros convexos. Ou seja T C U
E vale tb
P C T, R C P , L C P , Q C (R inter L)

Definindo trapezio de forma que um paralelogramo nao é um trapezio,
teriamos uma disjuncao desses conjuntos. Acredito que por isso em algum
ponto adotar trapezio com apenas um par de lado paralelos começe a dar
muita confusao na hora de provar alguns teoremas onde voce precise
"subir" de classe para herdar propriedades em comum.