Re: [obm-l] Duvidas!

Nestes casos, de fato a mora eh calculada com  juros simples.
Em analises economicas e financeiras de projetos (como os de energia
eletrica, com os quais lido hah 26 anos), eu nunva vi mesmo se utilizarem
juros simples, porque o investidor tem que considerar que os juros sao
cumulativos com o tempo. Os conceitos basicos da analise economica, como
taxa interna de retorno e tempo de retorno do investimento (pay back)
referem-se a juros compostos.
Interesssante registrar que, em toda a minha vida, so houve uma vez em que
eu fiz um financiamento e o valor a ser pago bateu com aquele dado pelas
formulas da matematica financeira. Foi no antigo Banespa, em 1978. Das outra
vezes, sempre havia alguma taxa embutida, como um IOF ou similar, que fazia
com que o valor final fosse mais alto do que o das formula da matematica
financeira. Eh claro que nao se tratava de erro das formulas, mas sim de
taxas ocultas ou de informacoes omitidass. Por exemplo, O ICMS era (nao sei
se ainda eh) calculado com base num enganoso processo conhecido com calculo
"por fora", o que acarretava que uma aliquota nominal de 17% fosse, na
realidade, mais de 20%.
Vc fez um grande servico ao explicar estes assuntos aos baixinhos.
Abracos.
Artur

>Juros simples quase nunca sao empregados. Nunca vi
>serem aplicados em análises econômicas.

   Já viu sim, mas nunca se atentou que era juros simples.

   Pense nas suas contas de energia elétrica, aluguel, etc. Vem escrito:

   APÓS VENCIMENTO, COBRAR X% DE MULTA, MAIS Y% DE MORA. NÃO RECEBER APÓS 1
MÊS DE VENCIMENTO.

OPEN Internet e Informática
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @