Re: [obm-l] En: Trigo...

Rafael said:

> [...]

Sim, mas é necessário ter cuidado: sen(x) e -sen(x) são ambas funções de
período 2*pi, mas a soma delas não possui um período fundamental. Se você
quiser um exemplo menos patológico, sen(x) - sen(2x) e sen(x) + sen(2x)
são funções de período 2*pi. Apesar da soma admitir período 2*pi, este não
é o seu período fundamental.

A afirmação que é verdadeira é que se p é *um* período de f e q é *um*
período de g então mmc(p, q) é *um* período de f+g (ou, de forma mais
geral, de qualquer coisa do tipo h(f(x), g(x))).

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira