[obm-l] Re:[obm-l] Triângulo Isósceles

Sim, é uma construção clássica, uma vez me disseram que esse
problema tem o nome de "triangulo maldito", nao sei se eh
verdade... mas vejamos:

Trace a ceviana CY (Y entre A e B) tal que BCY = 50 graus,
entao o triangulo BCY eh isoceles em B e BY=BC.
Trace a ceviana BP (P entre A e C) tal que CBP = 20 graus,
entao o triangulo BCP eh isoceles em B e BP=BC.
Se ligarmos os pontos P a Y, o triangulo BPY eh isoceles pois
BP=BY=BC e ainda o angulo PBY eh de 60 graus, portanto BPY
alem de isoceles eh equilatero, e portanto PY=BC.
Seja Z um ponto entre  A e C tal que AYZ = 20 graus, entao
YZP = ZPY = 40 graus e o triangulo ZPY eh isoceles em Y, e
portanto ZY=PY=BC.
Mas olhando o triangulo AZY notamos que ZAY = AYZ = 20 graus,
e portanto tambem eh isoceles (em Z) e portanto ZY=AZ. Por
fim, AZ=BC, e o nosso ponto Z eh, na verdade, o ponto X do
enunciado do problema.
Ligando o ponto X (velho Z) até B, o triangulo BYX eh isoceles
(em Y) pois XY=BY, e XYB = 160 graus, e entao YXB = 10 graus.
Como YXP = 40 graus, BXC = YXP - YXB = 40 - 10 = 30 graus.

Segue em anexo uma figura para ajudar.

[]´s