Re: [obm-l] fatoraçao em tempo polinomial

Falando em números primos...

Entre 1998 e 1999 eu desenvolvi um programinha ( 10KB ) para calcular
números primos que contém diversas opções. Inclusive, fatoração de
números inteiros. Quem quiser dar uma olhada pode baixar ele
diretamente de http://www.somatematica.com.br/zips/primos.zip ou
acessar o site http://www.3ax.com.br/escolar/Exatas/Matematica/softwares.htm
e procurar pelo programa "Números Primos" de Araray Velho. Existem
outros sites que o possuem também. Em 2001, desenvolvi uma versão com
algoritmo probabilístico para computar números primos de até 4000
dígitos . Por uma infelicidade da vida, eu perdi o código fonte de
todos esses programas e apenas os acho em sites que, na época,
publicaram meus programas. Eu os resgatei, mas não os códigos.
Peço desculpas pela simplicidade do programa, mas na época era o que
eu podia fazer de melhor. Espero que seja, ao menos, um pouco útil
para alguém aqui na lista.
A versão que computa números primos de até 4000 dígitos eu também
possuo guardada em um disco zip. Se não estiver mais disponível na
internet em algum lugar, eu posso vasculhar por aqui.

Falando, ainda, em computação numérica, tenho interesse em encontrar
pessoas com conhecimento em programação e matemática para desenvolver
um programa opensource como o Maple. Eu havia iniciado há algum tempo
um projeto, denominado Phenomenon, mas não continuei por falta de
pessoas dispostas a participar.

Bom, me desculpo com a lista pela inconveniência da mensagem um pouco
fora de tópico !

Um abraço a todos.

Araray Velho

--