Re: [obm-l] RE: [obm-l] movendo peças emlinha

on 10.11.04 16:03, João Gilberto Ponciano Pereira at jopereira@vesper.com.br
wrote:

> Claudio
>
> Vamos ver se entendi direito. Vamos supor N peças de cada cor. Peças da
> mesma cor não se ultrapassam, correto?
Sim.

> logo, supondo peças B1, B2, B2, BN
> irão sempre ter a mesma ordem.
Concordo. Alias, isso faz com que a hipotese de pecas indistinguiveis seja
irrelevante.

> [...]
> posição inicial e chegue na final. O total de movimentos seria (N+1)*2N.
>
> Entretanto, podemos chamar de movimento do pulo quando uma pedra se
> movimenta por cima da outra. Este movimento vale como 2 movimentos normais.
> Como uma peça tem que ultrapassar N outras peças, teremos um total de N^2
> pulos.
>
> Logo, Não existe um "caminho certo". Pelo que entendi, qualquer sequencia
> válida é ótima, com um número de movimentos igual a N^2 + 2N. rs... para 1,
> minha lógica vale... agora para o resto, tem que testar.
O seu raciocinio estah perfeito.
Soh falta provar que o objetivo eh atingido para cada N.

[]s,
Claudio.