Re: [obm-l] funcao periodica

on 05.11.04 20:09, Artur Costa Steiner at artur@opendf.com.br wrote:

> Voltando um pouco ao problema original. Tinhamos que f era continua e
> periodica em R com periodo fundamental p>0, o que implica automaticamente
> que f nao seja constante. A afirmacao era que, se g(x) = f(x^2) for
> periodica (assumindo que esta g exista, o que eu decididamente nao sei),
> entao f(2raiz(p)) = f(0). Eu cheguei a um resultado mais geral, embora
> atraves de um processo um tanto estranho.
> Sabemos que se uma funcao for continua e periodica em R, entao esta funcao
> eh uniformemente continua; sabemos tambem que composicoes de funcoes
> [...]
Nao ha contradicao. Voce provou que se g existe entao g(2*raiz(k*p)) = g(0).
O fato de g nao existir nao invalida o seu argumento, pois cada passo
decorre logicamente do anterior (pelo menos eu nao vi nenhum erro).
Alem disso, se g nao existir (o que eu acredito ter provado), o resultado
serah automaticamente verdadeiro, pois qualquer sentenca condicional (ou
seja, do tipo p ==> q) com antecedente falso eh verdadeira.

Por exemplo, os matematicos conhecem varios teoremas do tipo:
"se a hipotese de Riemann eh verdadeira, entao ..."
ou
"se existe algum numero perfeito impar, entao ..."
os quais sao perfeitamente validos, apesar de nao se saber se a hipotese de
Riemann eh verdadeira ou se realmente existe algum numero perfeito impar.

[]s,