Re: [obm-l] funcao periodica

Soh pra complicar mais ainda, tambem tem o caso onde nem f nem u sao
periodicas, mas g = fou eh periodica.
Por exemplo, u(x) = x^(1/3)  e  f(x) = cos(x^3).

on 05.11.04 18:42, Demetrio Freitas at demetrio_freitas_2002_10@yahoo.com.br
wrote:

> Pois é... não sei se dá pra tirar alguma informação
> útil disso tudo. Por enquanto eu conclui que basta
> u(x) ser periódica para que g(x) também o seja:
>
> g(x + n*p1) = f(u(x + n*p1)) = f(u(x)) = g(x)
>
> Isso diz que g é períodica com período igual ou menor
> do que p1.

u periodica eh uma condicao suficiente, mas nao necessaria, para que g = fou
seja periodica. Voce mesmo deu um exemplo da nao-necessidade: u(x) = kx.

O interessante eh achar alguma condicao necessaria.

> Porém não se pode afirmar muita coisa sobre o
> (menor)período de g. No caso "bonitinho", p de g é
> igual a p1. Por exemplo, f(x) = x^3 e u(x) = sen(x).
> (sen(x))^3 tem o mesmo período de sen(x).
>
> Porém isso não é verdade em vários casos, onde o
> período de g é menor do que p1. Por exemplo:
> (sen(x))^2 tem período igual a metade de sen(x).

Esse eh outro problema: dada u periodica de periodo p1, o que podemos dizer
sobre o periodo de fou?

Seja m o periodo fundamental de g
g(x + p1) = f(u(x + p1)) = f(u(x)) = g(x) ==> p1/m eh inteiro

Quais as condicoes sobre f para termos p1/m = 1 ou 2 ou 3 ou ... ?

> E é claro que a coisa complica bem mais se f(x) for
> também periódica com período p<p1 ....

Nao tenho certeza. Acho que se resolvermos o problema acima, esse tambem
fica resolvido.

> --- Artur Costa Steiner <artur@opendf.com.br>

>>> ou