Re: [obm-l] IME

Olá ?

Desde quando equivalente-grama está obsoleto ?
Apesar da unidade de concentração molaridade ser a mais utilizada na prática do laboratório, esta torna-se incoveniente pois muitas reações não ocorrem equimolarmente,
mas sim equi-equivalente-grama:
    O motivo é que, no ponto final de qualquer titulação, o número de equivalentes da substância titulada tem que ser igual ao número de equivalentes da substância titulante (usualmente um padrão primário).
    Como resultado, os cálculos podem ser executados sem que se tenha sempre que levar em conta a razão entre as molaridades dos reagentes.
Foi tambem utilizada por Faraday em seus testes empíricos.

Até.

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
Engenharia Elétrica, 2ºano