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[obm-l] DILEMA DO PRISIONEIRO!



Um professor da Universidade do Texas A & M promoveu entre sua classe de 27
alunos um jogo que os colocava diante do dilema dos prisioneiros. Foi feita a
seguinte simulação: cada aluno era proprietário de uma empresa e tinha que
decidir se produzia 1 e ajudava, em consequência, a manter alto o preço, ou se
produzia 2 e lucrava às custas dos outros. Dependendo do total de alunos
produzindo 1, os alunos receberiam dinheiro de acordo com a seguinte tabela:

Nº alunos produzem "1" / Lucro cada aluno produz "1" / Lucro cada aluno produz
"2"
             0                                          -                       
          $ 0,50
             1                                       $ 0,04                     
       $ 0,54
             2                                       $ 0,08                     
       $ 0,58
             3                                       $ 0,12                     
       $ 0,62
            ...                                          ...                    
              ...
            25                                      $ 1,00                      
      $ 1,50
            26                                      $ 1,04                      
      $ 1,54
            27                                      $ 1,08                      
          -

Este resultado fica mais fácil de observar, e ainda mais impressionante, se
representado em um gráfico: O jogo é "arranjado" de modo que os alunos que
escrevem 2 sempre recebem 50 centavos de dólar a mais do que aqueles que
escrevem 1, mas quanto mais alunos escrevem 2, menor será o lucro coletivo.
Suponha que todos os 27 começam planejando produzir 1, de modo que cada um
receberia $ 1,08. Neste instante, um dos alunos pensa em enganar o resto e
produzir 2. Haveria então 26 produzindo 1, e cada um receberia $ 1,04 (4
centavos abaixo do original), mas o enganador receberia $ 1,54 (46 centavos a
mais). Esta idéia se sustenta independentemente do número de estudantes que no
início decide produzir 2 em vez de 1. Produzir 2 é uma estratégia dominante.
Cada aluno que muda de 1 para 2 aumenta seu próprio ganho em 46 centavos, mas
reduz o ganho de cada um de seus colegas em 4 centavos - o grupo como um todo
perde 58 centavos. Na situação em que todos agem egoísticamente, cada um
tentando maximizar seu próprio lucro, cada um recebe apenas 50 centavos. Se, ao
contrário, eles se concluiassem e agissem para diminuir os ganhos individuais,
cada um receberia $ 1,08. Como você jogaria? Nas vezes em que este jogo foi
realizado, primeiro sem debate entre os alunos em sala de aula e posteriormente
com debates para se chegar a um concluio, o número de alunos defensores da
cooperação variou de um mínimo de 3 a um máximo de 14. Em uma última rodada
decisiva, este número ficou em 4. O lucro total foi de $ 15,82 , que é $ 13,34
menor que aquele que seria obtido se a trama incluisse todos os alunos. "Nunca
mais confio em ninguém", queixou-se o líder do concluio. Qual foi o voto
dele???????????????????????




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