Re: [obm-l] eq. de terceiro grau

tem uma formula que eu obtive faz um tempo:

http://tonik.v10.com.br/cubic.gif
(k inteiro)
eh claro que poucos sao os doidos que usariam isso...

eu a calculei por outro metodo, nao Cardano... são resolventes
de Lagrange. Basta notar que se a,b,c sao as raizes da cubica
e w=(-1+sqrt3)/2 entao:

a = (a+b+c)/3 + (a+bw+cw^2)/3 + (a+bw^2+cw)/3
b = (a+b+c)/3 + w^2(a+bw+cw^2)/3 + w(a+bw^2+cw)/3
c = (a+b+c)/3 + w(a+bw+cw^2)/3 + w^2(a+bw^2+cw)/3

o desafio eh tentar escrever (a+bw+cw^2) em função das funções
simétricas elementares (a+b+c), (ab+bc+ca), (abc). Estas por
sua vez vc pode obter facilmente dos coeficientes da sua
cubica (relações de Girard)...

[]'s Tonik
(msn: daltonik@uol.com.br, icq: 17488990, irc: irc.brasnet.org
no #matematica e #fisica)

> Depois de achar a primeira raiz por Cardano use Briot-
Ruffini que vai cair
> num polinomio de segundo grau ae eh facil.

br>

fórmula de cardano

calcular as raizes

lista em