Re: [obm-l] média harmônica....

Há uma área de pesquisa chamada Genética de Populações, que utiliza métodos
quantitativos (matemáticos e computacionais) para estudar o comportamento de
populações (em um sentido bem geral, os "indivíduos" podem ser genes!). Nesse
contexto, a média harmônica pode ser usada para estimar o tamanho efetivo de
uma população (devido a relações de parentesco, a diversidade genética em uma
população sempre é menor do que o número real de indivíduos). Para entender o
porquê, você precisaria saber um pouco de dos fundamentos dessa área... Bem,
não sei se você queria saber sobre aplicações na própria matemática, em um
sentido mais puro, mas pelo menos vendi meu peixe! Leo

Quoting DEOLIVEIRASOU@aol.com: