[obm-l] Re: [obm-l] OBM2004 - NIVEL U - Problema 2 - Uma variação

Nicolau, gostaria de seus comentários (essa foi minha sol. na prova).

Seja f(x, y) uma função com f(x, y) > 0 para todo x,y e tal que
Integral_{IR^2} f(x, y) dx dy = Z, 0 < Z < +oo, ou seja, o volume
formado por f e o plano xy é Z.

Vamos calcular a integral (Lebesgue) Integral_{A} f(x, y) dx dy.

Podemos aplicar a regra de Fubini nessa integral (pelo menos é o que eu
li). Ou seja, se integrarmos primeiro na direção do eixo x e depois na
do eixo y ou vice-versa, o resultado deve ser o mesmo.
Mas isso nos garante uma contradição, já que se considerarmos um x
qualquer fixado, a integral em todo y real deve dar zero já que ele é um
conjunto com medida nula (enumerável na sua modificação e finito no
enunciado original), ou seja, a integral deve ser 0. Por outro lado,
fixando y, temos apenas um conjunto de pontos com medida nula o qual não
devemos considerar na integração, mas isso garante que essa integral é
positiva (já que f(x, y) > 0), mas então, olhando por esse lado, a
integral é estritamente positiva (de fato, seu valor é Z).

Acertei?

[ ]'s