[obm-l] Tres problemas

Parece que minha mensagem antiga não chegou. Entao eu aproveitei e coloquei
mais um problema:
O primeiro é de um nivel baixo, o segundo eu até consegui fazer, mas dei uma
soluçao estupida, deve existir uma soluçao mais rapida, o terceiro eu nao
consegui fazer.

  1) As camponesas de certa região têm uma superstição curiosa para
determinar quando vão casar: A solteira segura em uma das mãos seis folhas
longas de capim, pelo centro delas, de forma que as pontas fiquem de fora,
acima e abaixo da mão. Uma amiga sua amarra as seis pontas de cima duas a
duas, de maneira aleatória, e depois faz o mesmo com as pontas de baixo. Se
as folhas de capim assim amarradas formarem um único anel, as camponesas
crêem que a solteira se casará em menos de um ano. Determine a probabilidade
de o anel ser formado.

  2) Existe um inteiro positivo tal que seus fatores primos pertencem ao
conjunto {2,3,5,7} e
que termina em 11? Se existir, ache o menor deles. Se não existir, mostre
porque.

  3) Em cada vértice de um quadrado há algumas fichas. Um movimento é
escolher um vertice, tirar algumas fichas dele, escolher um vizinho e pôr o
dobro de fichas retiradas no vizinho. Se no inicio ha 1,0,0,0 fichas, é
possivel termos 1,9,8,9 fichas em algum momento?

Edward

http://messenger.msn.com.br