Re: [obm-l] [obm-1] Probabilidade

Edward, esse problema é um clássico, chama-se problema da agulha de Buffon e é
tradicionalmente resolvido usando probabilidade geométrica (calculam-se
probabilidades mediante razões entre áreas, volumes, ...). O texto de mais
fácil acesso que trata desse problema é o livro de Cálculo c/ GA, do Simmons,
vol. 1, pág. 428, mas o número 20 da RPM (Revista do Prof. de Matemática), pág.
16, também mostra a solução, em um artigo geral sobre prob. geom. . Procure uma
dessas refs., é difícil dar uma explicação clara em pouco espaço. Se você não
tiver acesso aos dois, escreva novamente e eu preparo uma solução cuidadosa.
Leo