[obm-l] Álgebra/Monomorfismo Corpos Primos

Alguém saberia esclarecer esta sutileza:

1)Seja K é um corpo de característica p>0. Se f:K->K, f
(x)=(x)^{p} para todo elemento de K então f é um
monomorfismo.

Pensei ter entendido satisfatoriamente a demonstração
mas, lendo um pouco mais me deparei com:

2)Se K é um corpo primo e f é um monomorfismo então
f(x)=x.

Qual a sutileza? As duas afirmações acima me parecem
contraditórias se o corpo for de caracterísitca p>0!

Em 2) eu conseguir porvar a identidade apenas no caso
do corpo primo ter característica zero (isomorfo a Q).
Minha demonstração está abaixo. Alguém poderia me
ajudar com o caso de corpo de característica p>0??

Sei que essencialmente existem apenas dois corpos
primos: Q (racionais) e Z_{p}.

Para demonstrar em Q que f(q)=q fiz:
f(1)=1,
f(1+1)=f(1)+f(1)=1+1=2
Por indução
f(m)=m;

Ainda se n é diferente de zero temos que
f(n)!= 0 (diferente de zero) pois f é monomorfismo;
Assim, seja n um inteiro nao-nulo:
1=f(1)=f(n*n^(-1))=f(n)*f(n^(-1)) ->
f(n^(-1))=f(n)^(-1)
Mas f(n)=n se n é inteiro => f(n^(-1))=1/n

Portanto, se f(m/n)=m/n o que termina a demonstraçao
no caso do corpo ter caracteristica zero (isomorfo a Q)

Para o caso de corpos de característica p>0 não
consegui concluir nem perceber a sutileza com relação
a afirmação 1.

Um abraço,
Luiz Gustavo

AntiPop-up UOL - É grátis!