RE: [obm-l] Jornais

Ola Douglas e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

UMA DAS ALTERNATIVAS DE SOLUCAO que me ocorreu imediatamente e ver a questao
como um tipico problema de Pesquisa Operacional. Os fatos descritos podem
ser equacionados como :

1) A quantia que a banca dispoe deve ser maior ou igual ao custo, isto e :
1,2A + 0,4B =< 1999,20

2) o lucro e a diferenca entre o apurado e o custo, isto e :
Lucro(A,B) = 0,8A + 0,4B

3) A producao e nao-negativa e deve atender as restricoes do enunciado, isto
e :
0 =< A =< 1500  e   0 =< B =< 3000

Portanto, o problema pode ser equacionado assim :

MAXIMIZAR Lucro(A,B) = 0,8A + 0,4B
Dado que ( condicoes ) :

1,2A + 0,4B =< 1999,20
0 =< A =< 1500
0 =< B =< 3000

Onde A e B sao inteiros nao-negativos.

Para resolver o sistema acima, temos duas possibilidades

1) Plotar as condicoes  e a funcao a ser maximinzadas num plano cartesiano A
x B e resolver o problema graficamente
2) Aplicar algum metodo standard ( eu so conheco o Metodo Vogel )

Bom, se voce nao sabe fazer graficamente e tambem nao conhece o Metodo
Vogel, basta consultar qualquer livro introdutorio a esta tecnica. Esta
parte computacional voce faz.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita