Re: [obm-l] Eixo Radical

notacao:
eAC = eixo radical de A e C
oA = centro de A, rA = raio de A

Acho que a sua figura nao funciona pra todos os casos
Por exemplo se eAC // eBC.

Que tal dessa maneira?:

Sejam A e B duas circunferencias sem ponto comum.

trace uma reta s ligando oA e oB.  Seja tA a intercesao
de A com s mais proxima de oB.  usando o compasso
trace um segmento de circ. de raio rA com centro em tA.
trace um segmento de circ. de raio rB com centro em tB.
Repita a operacao ate vc os segmentos se cruzarem.
ligue os 2 pontos de intercessao que esse eh o eixo radical.

Se uma circunferencia estiver dentro da outra vai ter ki ser
mais criativo.  Da pra usar o mesmo metodo.  Vc espelha a
circ. maior no ponto de tangencia e usa o mesmo metodo.
No fim tem ki espelhar o eixo em relacao ao mesmo ponto
de tangencia.

>From: "Ariel de Silvio" <ariel@naish.com.br>
>
>Seja A e B duas circunferências sem pontos em comum.
>
>Trace uma circuferência C que tenha pontos em comum com A e B
>simultaneamente. Ligue os centros de A e B. Trace os eixos radicais de A e
>  depois de B e C. Ligue a intersecção desses dois eixos radicais ao
>segmento
>dos centros de A e B, perpendicularmente.
>Pronto.
>
>Não sei se fui muito claro nas minhas instruções... mas tentei, hehehe.
>
>[]s
>Ariel

Get ready for school! Find articles, homework help and more in the Back to
School Guide! http://special.msn.com/network/04backtoschool.armx