[obm-l] OFF TOPIC : Elitizacao do conhecimento?

http://www.niski.com/ny/rudin.jpg

Eu acho que o autor de uma obra como essa merece ser recompensado
financeiramente. Tambem entendo que apesar de um classico, é um livro
com muito pouca demanda. Mesmo assim me pergunto se as editoras de obras
cientificas nao deveriam ter um compromisso com o caracter universal da
ciencia e nao se preocupar tanto em encher o rabo de dinheiro.
Se me perguntarem, no Brasil sou a favor de distribuir copias de livros
com esse preço para qualquer estudante de matematica até a editora tomar
vergonha na cara e criar versoes baratas para paises em desenvolvimento.
Voces tem outras opinioes?