RE: [obm-l] Problemas IME

Ola Elric e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Se bem entendi a questao, basta usar a funcao de rotacao fornecida, isto e :

(a) -(j^2)a -Jc = b, que e a relacao procurada. Se nao e isso, e a relacao
procurada e entre "a", "b" e "c", faca assim :

-(j^2)a -Jc = b   multiplicando por "J" e lembrando que J^3 = 1 : -a -(J^2)c
= Jb. Multiplicando novamento por J: -Ja - c = (J^2)b. Colocando as coisas
assim :

-(j^2)a - Jc - b = 0
-(J^2)c -Jb - a = 0
-(J^2)b -Ja - c = 0

IMAGINANDO, vemos que (x,y,z) = (-(J^2), -J, -1) e uma solucao nao nula do
sistema linear homogeneo :

ax + cy + bz=0
cx + by + az = 0
bx + ay + cz = 0

Assim, o determinante da matriz formado pelos coeficientes das incognitas
deve ser nulo, pois o sistema admite solucao nao trivial. Desenvolvendo este
determinando segundo um fila qualquer, deve dar ( se nao errei algum calculo
) : a^3 + b^3 + c^3 = 3abc.

Era isso que voce queria ?

(b) Esse e trivialissimo. Existem "N" maneiras de achar z. Aqui vai algumas
( por favor, preencha os detalhes ) :  Substitua z na relacao obtida em (a),
fatore inteligentemente a equacao cubica resultante e voce acha z. Nao
gostou, e muito truculento assim ? Entao faca assim : z=(x,y) =>
iz =(-y,x) e i =(0,1). Como o triangulo e equilatero, devemos ter :
d(i,z)=d(iz,i) , d(z,iz)=d(i,z). Esse sistema de duas variaveis vai fornecer
o valor do z. Ainda nao gostou ? Muto trabalhoso. Aqui vai um terceiro
caminho : como z e iz sao perpendiculares e i=(0,1), por obvias razoes de
simetria devemos ter z na bissetriz dos quadrantes impares. Logo z=(x,x).
Usando o angulo com (0,1), ache x.

Nota : acima, d(a,b) = distancia euclidiana entre "a" e "b" e z=(x,y)

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,0901,230904