Re:[obm-l] OBM - 03

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Wed, 22 Sep 2004 15:08:31 +0000
Assunto: [obm-l] OBM - 03

> Queria q vcs me ajudassem nessa aqui ...
>
> Determine o menor número primo positivo que divide x^2 + 5x + 23 para algum
> inteiro x.

Dica: Inicialmente faça algumas explorações numéricas com valores inteiros de x em torno do ponto de mínimo de f(x) = x^2 + 5x + 23 a fim de obter uma conjectura.
Para provar esta conjectura, lembre-se de que se, para algum inteiro x, f(x) é divisível por n, então se você tomar n valores inteiros consecutivos de x, algum dos f(x) correspondentes será divisível por n (por que?).

[]s,
Claudio.