[obm-l] Cubo de cores

Olá !

Comprei aquela brinquedo que é um cubo que é dividido
em 27 cubinhos cujas faces exteriores possuem uma cor.
São 6 cores distintaspossíveis e existem 9 faces de
cada cor distribuídas pelos cubinhos. Deseja-se deixar
cada face do cubo maior com uma só cor após um certo
numero de movimentos.
Os movimentos permitidos são aqueles de movimentar cada
paralelepípedo formado de 9 cubinhos de 90° em qualquer
sentido de rotação. (não sei se fui claro com a
modelagem do problema).

Eu tentei montar algumas estratégias como por exemplo
trabalhar com os cubinhos que contêm os vértices do
cubo maior, mais não consegui resolver.

Gostaria da ajuda de vocês quanto ao procedimento
estratégico para resolver o problema e gostaria que me
esclarecessem uma coisa:
Um amigo meu disse que se eu conseguisse preencher uma
face do cubo maior com uma só cor, seria impossíver
concluir o problema. Isso é mesmo verdadeiro ?

[ ]'s

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
2º ano em Engenharia Elétrica