[obm-l] RE: [obm-l] Grupo de ordem 9 é abeliano

Ola Daniel e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Aqui vai uma dica ( por favor, complete os detalhes ) : Z/9Z e abeliano,
claramente, pois e ciclico. Por outro lado, Z/3Z X Z/3Z e abeliano, conforme
se verifica facilmente. Eu afirmo que, a menos de isomorfismos,  estes sao
os unicos grupos de ordem nove ...

Realmente, pois se G e um grupo de ordem nove que e ciclico entao ele e
isomorfo a Z/9Z. Logo, abeliano. Se G nao e ciclico, pelo TEOREMA DE
LAGRANGE todo elemento de G diferente da unidade tem ordem 3. Seja g um
elemento ( diferente da unidade ) de G. Entao, claramente, existe h em G -
<g>.

Eu afirmo que :

1) G = <g,h>
2) hg = gh

Logo, G e abeliano.

Para provar 1) basta voce fazer combinacoes com "g" e "h" e usar razoes
elementares. Para provar 2) mostre que qualquer suposicao sobre hg ( por
exemplo : hg = (g^2)(h^2) ) conduz a absurdos.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
5,2058,160904

http://messenger.msn.com.br