[obm-l] Era nivel 2 - Olimpiada Portuguesa ( assunto Geometria )

Apaguei o email original mas um quick search no google me deu o mesmo
problema da pagina da obm...nada de Portugal na historia

Temos uma mesa de bilhar de 8 metros de comprimento e 2 metros de largura,
com uma únicabola no centro. Lançamos a bola em linha reta e, depois de
percorrer 29 metros, ela pára numaesquina da mesa. Quantas vezes a bola
rebateu nas bordas da mesa?

A trajetoria da bola ate a esquina pode ser 'desdobrada' de forma que
consideramos apenas um
grande triangulo retangulo com catetos (1+2x) e (4+8y) e hipotenusa 29

De acordo com o velho Pita:
(1+2x)^2 + (4+8y)^2 = 29^2
Daqui pra frente nao sei a melhor maneira de seguir... fica facil ver que
y<=3
entao acho ki tentativa e erro serve...ou vc pode reconhecer o triangulo
20,21,29 e resolver direto... Escolha um metodo e conclua que x=10 e y=2
Logo a bola rebate 12 vezes.

Is your PC infected? Get a FREE online computer virus scan from McAfee®
Security. http://clinic.mcafee.com/clinic/ibuy/campaign.asp?cid=3963