Re: [obm-l] Infinitas soluções - equaçã o

Domingos,

Veja o que encontrei:

http://www.math.sfu.ca/History_of_Math/India/12thCenturyAD/Chakravala.html

Deve ser o intervalo de inteiros [-4;4] mesmo.

Em uma mensagem de 12/9/2004 13:18:44 Hora padrão leste da Am. Sul, dopikas@uol.com.br escreveu:

Faelccmm@aol.com wrote:

> Valeu Domingos,
>
> O segredo deve ser esse mesmo, ou seja, achar um terno, substituir um
> dos valores deste terno na equação e a mesma ficará com 2 incógnitas.
> Depois é só modelar a mesma para assumir a forma de uma equação de
> Pell (x^2 - b*y^2 = 1) que possui infinitas soluções.
>
> Em relação às equações de Pell, uma dúvida conceitual:
>
> x^2 - b*y^2 = a ...
>
> Quais os valores que "a" pode assumir ? Eu ouvi dizer que é 1 ou -1.
> Outra referência dizia o intervalo de inteiros [-4;4].

x^2 + b*y^2 = 1
se b não é quadrado perfeito há infinitos pares (x, y) de inteiros que
são solução da eq.
se tivermos -1 no lado direito isso pode não é sempre verdade.
isso é o que eu conheço a respeito disso, talvez alguém saiba mais a
respeito.

[ ]'s