[obm-l] RE: [obm-l] UM POUCO DE FÍSICA!

Muito obrigado pelas palavras Auggy!
Mas como você mesmo reparou, nunca qualquer um de nós está sempre
certo...:-)
Confesso que 'engraxei a meia' com o Coriolis!

Em relação à força aplicada à argola, não basta que ela seja maior que o
peso: é necessário que ela seja superior à tensão de ruptura dos fios, e que
passe de zero ao valor máximo num tempo pequeno o suficiente para que a
movimentação do peso não provoque a ruptura do fio superior. Portanto, ela
pode ser dita intensa e de rápido crescimento, ou seja, um 'puxão brusco' em
linguagem coloquial ...:-)

Só pra completar a sequência do fenômeno: a energia transferida ao peso
durante o esticamento do fio inferior aparecerá logo após a ruptura do mesmo
sob a forma de oscilação vertical do peso...

Grande abraço,
Rogério.