[obm-l] Re: [obm-l] UM POUCO DE FÍSICA!

Ola Pessoal,

1) Se o macaco resolver subir, ele precisara aplicar na corda uma forca
maior que o peso do seu corpo. Essa forca sera integralmente transmitida,
atraves da corda, ao peso na outra ponta da corda. Segue, pela terceira lei
de Newton, que peso e macaco estarao submetidos a mesma força. Logo, eles
subirao igualmente.

Note que estamos supondo corda com inercia zero, inextensivel e desprezando
totalmente os inevitaveis atritos que, em realidade, existem.

2) Se puxarmos lentamente, o "fio de cima" arrebenta primeiro, pois ele
atingira o seu limite elastico antes que o "fio de baixo", dado que estara
submetido a uma maior tensao; todavia, se dermo um puxao brusco, o "fio de
baixo" arrebenta primeiro, pois ele sentira primeiro os efeitos da inércia
do corpo.

3) Nao ha "Por que" ... Tanto que no hemisfério norte o movimento e
contrario ao que ocorre no hemisferio sul, devido a inversao do vetor que
caracteriza a rotacao propria da terra.

Nos itens 1) e 2) falamos sobre a inercia. Todos sabem que a Inercia e uma
medida do forca com que um corpo se opoe a alteracao do seu estado de
movimento. Podemos associar a "todo corpo" um numero, chamado "massa
inercial", que mede esta rersistencia.

Esta resistencia nao mantem, no contexto da Mecanica Newtoniana, nenhuma
relacao aparente com a "massa gravitacional". Mas verifica-se, sem
explicacao, que sao iguais, isto e :

Massa Inercial = Massa Gravitacional

Segue dai que se, no espaço com total ausencia de gravidade, colocarmos um
tijolo levitando e dermos um chute nele, sentiremos tanta dor quanto
sentiriamos se efetuassemos esta experiencia aqui na terra.

A inercia e uma propriedade notavel, que apresenta uma certa circularidade
logica. Em tempos idos, quanto ainda dispunha de tempo, eu publiquei aqui
nesta nossa lista um dialogo imaginario, onde o Prof Nicolau, caminhando
pela historia, conversava sequencialmente com Galileu, Newton e Einstein
sobre esta circularidade.

Naquela epoca eu ja suspeitava fortemente que a logica teria um papel
importante na Fisica.

Um Abração a Todos
Paulo Santa Rita
6,1450,100904