Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_fórmula_de_trans formação_da_soma_em_produto

 Vc pode fazer desta maneira tambem:
sen(x+y)=senxcosy+cosxseny
sen(x-y)=senxcosy-cosxseny
somando as duas equaçoes, obtem-se
sen(x+y)+ sen(x-y)=2senxcosy
fazendo
a=x+y
b=x-y
obtem-se
x=(a+b)/2
y=(a-b)/2
Que substituindo na equação obtida, encontramos:
sena + senb = 2sen((a+b)/2)cos((a-b)/2)
de forma analoga vc obtem as outras formulas de transformação, qualquer
duvida e so dizer, um abraço, saulo.

Em 11 Aug 2004, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>A forma mais usual de de fazer isto eh c base no circulo trigonometrico,
>usando aquelas formulas de rotacao de eixos coordenados.
>Entretanto, se vc definir o seno e o cosseno atraves de series de potencias
>e souber suas derivadas e e suas propriedades fundamentais, temos entao uma
>outra abordagem:
>Para x em R, definamos h(x) = a*sen(x) + b*cos(x), a e b reais
>entao, h(0) = b, h'(x) = a*cos(x) - b*sen(x), h'(0)= a
>h''(x) = -a*sen(x) - b cos(x) = -h(x).
>O seno eh a unica funcao f tal que f(0)=0, f'(0) =1 e f''(x) = - f'(x) para
> [...]

Quer mais velocidade?
Só com o acesso Aditivado iG, a velocidade que você quer na hora que você precisa.
Clique aqui: http://www.acessoaditivado.ig.com.br