From: Grupo de Matematica
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Thursday, August 12, 2004 10:32 PM
Subject: [math] [obm-l] Probabilidades

   Nota-se, experimentalmente, que a natureza traduzida para a linguagem
matemática nem sempre manifesta uma expressão precisa: as chances de um
determinado evento ocorrer é de 1/10, mas não é certo que em 10 tentativas o
evento ocorrerá uma vez (é possível que ocorra mais de uma vez ou, mais
provavelmente, não ocorra). É bem verdade, entretanto, que a estimativa se
torna mais acurada quando, em uma repetição maior de tentativas, a razão
entre ocorrências e testes se aproxima da previsão numérica. Assim acontece
com as experiências adotadas no método científico, seja em qual for a área
de conhecimento.
   Basicamente, interessa saber o por quê de para chances estimadas muito
pequenas, o número de tentativas para que se aproxime da previsão é tão
maior, a ponto de se tornar impossível na prática, testemunhar tal evento
(ou remoto de maneira tal que jamais será visto). O que significa isto?
Poderia ser uma incoerência matemática ou é aplicação indevida?
   Por favor, em sua aguardada resposta, considere a Matemática como uma
linguagem criada para conduzir estudos do universo, independentemente de ela
ter outras conotações.

   Grato,

   Rafael Lima (pelo Grupo de Matemática)

   PS.: Aproveito a oportunidade para apresentar à lista o grupo e antecipar
meu pedido de desculpa se fugi da proposta da obm-l.

---- Introducing Spymac MailPro: http://www.spymac.com/mailpro/
========================Instruções para entrar na lista, sair da lista e
usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html