Re: [obm-l] questao simples do bartle

Obrigado Bernardo, Claudio e Morgado.
Desculpem a minha ignorancia, mas nao tive um curso de Algebra e
portanto não sei ao certo o que é um isomorfismo. Procurei no livro do
Bartle mas vi que ele nao fala nada sobre isso nos capitulos anteriores.
Assim, *acredito* que nao preciso entrar em algebrismos como o Bernardo
pacientemente expos para mim.
Passando mais ou menos o que voces escreveram para a linguagem "do dia a
dia"  o que eu entendi foi que R^S  nao é nada mais do que um conjunto
com infinitos termos. Cada termo consiste de um p-upla ordenada, o
primeiro termo seria
(u[1](1), ...,u[1](p)},
um termo generico seria
(u[n](1), ...,u[n](p))
e há no entanto infinitos termos.
E R^p é o conjunto de todas p-uplas ordenadas
(x[1], ...,x[p])

Para mostrar que esses conjuntos sao "essencialmente o mesmo"
inicialmente pensei em mostrar que ambos tem os mesmos termos, i.e
tomando um termo qualquer em R^S eu sempre vou achar um igual em R^p e
viçe versa.
Ora, mas o problema nao fala simplesmente de conjuntos, ele fala de algo
que é um pouco mais do que conjuntos,ele fala de espaços vetoriais. Ele
manda provrar que os espaços vetoriais sao "essencialmente o mesmo".
Passando de conjuntos para espaços vetoriais o que eu devo fazer é a
mesma coisa?devo mostrar que tomando um termo qualquer em R^S eu sempre
vou achar um igual em R^p e viçe versa?
Se sim, então qual é a vantagem dos conjuntos serem espaços vetoriais
para esta questão?

muito obrigado.

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski