[obm-l] Re: [obm-l] Questões estranhas

1 - Sabendo-se que a equação x^2 (x^2 + 13) - 6x(x^2 + 2) + 4 = 0 pode ser
escrita como o produto de dois binômios do primeiro grau, a soma de duas das
suas raízes distintas é igual a:
Resp.: 3

Uma outra maneira de resolver essa questão é a seguinte:

Desenvolvendo as multiplicações tem-se que:

x^4+ 13.x^2 - 6.x^3 -12x + 4 = 0

Repare que a soma dos coeficientes dessa equação é igual a 1, logo é divisível pelo binômio (x-1)
Dividindo, econtra-se como quociente a seguinte equação:

(x-1).(x^3 - 5.x^2 + 8.x - 4) = 0

que novamente tem soma dos coeficientes igual a 1, logo pode ser divisível pwlo binômio (x-1)
Dividindo, econtra-se como quociente a seguinte equação:

(x-1).(x-1).(x^2 - 4.x + 4) = 0

que fatorando, teremos:

(x-1)^2.(x-2)^2 = 0

Raízes: +1,+2