Re[2]: [obm-l] PARADOXO DA UNIDADE!

=================
>De:"Qwert Smith" <lord_qwert@hotmail.com>
>Para:obm-l@mat.puc-rio.br
>Assunto:RE: [obm-l] PARADOXO DA UNIDADE!
>
>-1 = i . i ...OK
>= (-1)^(1/2) . (-1)^(1/2) ... OK
>= (-1) . (-1)^(1/2) ...epa! = ( i ) .(-1)^(1/2)
>= (1)^(1/2) = 1

Eu acho q não dá pra substituir i por (-1)^1/2 porque (-1)^1/2 = 1^1/2 cis (pi/2 + kpi) = i ou = -i por isso é bom tomarmos cuidado quando formos definir i acho mais interessante definir i^2 = -1 do que i = SQRT(-1)

>tem raio igual a 1?
>preguica... se o raio fosse h... ao invez de
>sen(x) = y
>teriamos ki escrever sen(x) = y/h
Acho que não é preguiça não .. a resposta talvez seja>: Porque é permitido. Quando vamos estudar um problema qualquer é permitido que escolhamos a unidade de comprimento. No caso de estudar o círculo é permitido tomarmos o raio como unidade de comprimento. Obviamente essa é uma boa escolha porque facilita algumas contas. mas o principal é deixar claro que não há "roubo" em escolher unidades convenientes no estudo de uma situação.

>a^n/a^n = a^(n-n) = a^0 = 1

Qualquer número elevado a zero é um por definição. Definimos dessa forma se queremos que valha a propriedade q o Qwert citou.

>Porque n . -1 = - n para qualquer n, -(-1)=1

Esse assunto (talvez os outros tb) já estiverma na berlinda nessa lista há um tempo atras .. talvez fose uma boa olhar nos arquivos..