Re: [obm-l] RES: [obm-l] Geometria plana - correção no enuncia do

Considere o quadrado ABCD e tome P no seu interior e trace PA, PB e PC.

Construa agora um quadrado que tenha BP como lado e que esteja contido no
semiplano determinado pela reta que passa por PB e que contenha o vértice
mais próximo de P dentre A e C. Sem perda de generalidade, vamos supor que
tal ponto é C (mesmo que PA = PC). Seja BEFP esse quadrado.

Repare que a diagonal PE mede exatamente PB*sqrt(2). Ora, os segmentos PC,
CE e PE obedecem a desigualdade triangular, e temos PC + CE >= PE. Resta
mostrar que CE == AP.

Isso é fácil. Repare que BC == AB (lados do quadrado ABCD) e que BE == BP
(lados do quadrado BEFP). Ainda, os ângulos ABP e BCE são congruentes, pois
ABP = ABE - PBE = ABE - 90 = ABE - ABC = BCE. Logo, os triângulos APB e BCE
são congruentes, e por isso AP = CE.

Assim, PC + CE = PC + PA >= PE = PB*sqrt(2).

[]s,
Daniel